T O P
  • By -

Dr_NightCrawler

Fala para vender o Range Rover da família e usar esse dinheiro


exubelzebu

Vou mandar essa ideia, falando que as criptomoedas podem valorizar muito e eu posso perder uma baita oportunidade e ver o que eles falam, obrigado


kzzmarcel

Você sequer era pra ter falado pra alguém dessas crypto.


slothordepressed

A regra da crypto "fale sobre crypto, não que você tem crypto", ou algo parecido com isso


ruru8vm

Na verdade não deveria nem ter falado sobre investimentos. Tem que fingir que todo mês tá quebrado, pra ninguém vir te pedir dinheiro emprestado


Goldy_thesupp

Cara, as cryptos são a garantia pra tu, teus irmãos, tua mãe e até pro teu padrasto nesse caso. Tu não pode casar a única garantia de vocês num investimento sem garantias, se tivesse garantias haveriam mais empresários dispostos a investir. Fala que tu tem um valor menor pra arrumar e ele teria que correr atrás do restante, se o dinheiro do empreendimento for suado ele dá os pulos dele pra não fazer merda, se for com "dinheiro fácil do moleque" (ctz que é isso que passa na cabeça dele) ele vai fazer merda com toda a certeza.


anarcap

Essa Range Rover é a maior red flag. O cara tem grana pra ostentar um bem inútil, mas não tem 100k pra investir. É muito, muito bizarra essa situação.


eldaym

Melhor falar que virou pó e nunca mais falar sobre dinheiro com ninguém


tchuckss

Você vai perder uma baita oportunidade sem dúvidas. Essa bull run ainda vai durar mais um pouco.


Pedinhuh

Meu amigo, fica quieto sobre essas criptos.


rfsmh

Fala que as cryptos eram shitcoins e não valem mais nada. Pra fechar com chave de ouro ainda pede um empréstimo pra ele.


[deleted]

Award!


f1235813

Melhor resposta.


f1235813

Resposta curta: não Resposta mais elaborada: - carro financiado - casa financiada - 7K/mês pro banco - 10K/mês de aluguel de terreno - gastos com casa e filhos Tenho minhas dúvidas o quão bom empresário ele é, ou como ele gerencia suas finanças. Ele quer o teu dinheiro porque gastou o dele com carro e casa, mas não está afim de vender o carro nem quitar o financiamento da casa nem descer de qualidade de vida. Talvez o "classe média alta" dele seja à base de dívidas. Você vai entrar no final da lista de credores dele. Ele vai honrar todos os outros compromissos para não perder carro, casa etc., e depois pagar você, se der. Com o agravante que você é parente, ele é teu padastro, e tem vários argumentos à disposição para deixar de te pagar (custeou gastos pra você etc.). Mas eu posso estar errado. Dica: não deixe ninguém nem da sua família saber quanto você tem de $$.


kzzmarcel

>Ele quer o teu dinheiro porque gastou o dele com carro e casa, mas não está afim de vender o carro nem quitar o financiamento da casa nem descer de qualidade de vida. Essa é a melhor resposta dessa thread. Ponto final.


[deleted]

[удалено]


mtlmoe

Parece que esse gasta como classe média alta


surfe99

Ativo - Passivo dele não sobra pra pagar os 100k. OP, se o carro está financiado vc não pega os 100k nele. Terá que pagar a dívida primeiro.


f1235813

Esqueci de mencionar: se decidir emprestar faça tudo com um contrato assinado, fale com um advogado.


danillonunes

As vezes só de mecionar isso o cara já desiste.


OwlTreeBearCat

>Dica: não deixe ninguém nem da sua família saber quanto você tem de $$. dica de ouro


bl_tulip

Pensei exatamente o msm.


pyrolim

Disse tudo!


CarlosAumaca

brabo


Dimxtunim

Não empreste dinheiro a família e amigos que você não esteja disposto a perder


HardgoreChunchunmaru

É isso. Um risco enorme. O máximo que emprestei para familiares foi uns 3k. Uma pessoa me pagou, mas outra não. Como era um dinheiro extra e quantia pequena não faz falta, mas eram 3k que poderiam estar rendendo nesse momento.


severino5583

Oxe, alguém não pagar ,3k a mim eu viu atrás até debaixo d'água. Eu também não empresto nada a familiares e amigos, melhor acharem q o cara tá quebrado


setatakahashi

Como ele sabe que você tem crypto?


O_estoico

Abriu o bico né


exubelzebu

Eu falei


pizza_e_ketchup

O negócio é simples, mas a gente complica. 1. Se ele não soubesse que você tinha dinheiro, ele daria o corre dele. Se o negócio for bom, ele iria procurar um financiamento e ia dar um jeito. Se os custos não compensarem o financiamento, provavelmente o negócio é ruim. 2. Fato é que agora ele sabe e aí você tem duas opções: 2.1 Não empresta. Ele já sabe que você tem o dinheiro e que está investindo. Então fala (educadamente, claro) que vai continuar investindo da forma como você investe, que ele investe o dele do jeito que ele acha que dá mais retorno mas que o que é seu você vai investir do jeito que você acha que dá mais retorno. Se o negócio dele der errado você não vai receber de volta o principal + o custo de oportunidade, então cada um que se vire. 2.2 Se você quiser investir, aí investe então. Nesse caso, você tem duas opções: 2.2.1 Só empresta o dinheiro. Quando é com família direta já é complicado. Com padrasto é ainda mais, já que nem o relacionamento de sangue aí está envolvido (e este nem sempre adianta muito também, mas vamos deixar pra lá). Se ele der um pé na bunda da sua mãe (ou vice-versa) como vai ficar a questão do empréstimo? Enfim, faça um contrato. 2.2.2 Se o negócio é bom mesmo, talvez você queira entrar como sócio. Você não empresta, e sim compra uma % do negócio. Aí é questão de procurar um advogado e ver os trâmites legais.


imcmoulin

Se pegar sociedade em LTDA e ela quebrar pode dar problema feio pro OP, aí fica sem dinheiro e com possível passivo ainda.


AstridPeth_

O fato de ser limitda significa que não dá cao. Além de que existe diferença entre sócio diretor e apenas investidor.


exubelzebu

Interessantes seus pontos, obrigado


rarecton

>Se o negócio é bom mesmo, talvez você queira entrar como sócio. Você não empresta, e sim compra uma % do negócio. Aí é questão de procurar um advogado e ver os trâmites legais. ​ Vim dizer exatamente isso!!


jaleenrabei

Não devia ter falado OP. Guarde o quanto vc tem dinheiro pra ti, porque envolver família e dinheiro é bucha 10/10 dos casos.


surfe99

Já falaram os contras. Se fosse vc gastava um pouco pra uma assessoria contábil e jurídica pra fazerem uma auditoria na empresa ver se é tudo isso mesmo. Os 100k vc compra um % da empresa e se garante dentro dela. Entra no contrato social e ainda faz um acordo de sócios a parte. Manda o advogado colocar umas cláusulas fudidas que ele não pode abrir nada que tenha conflitos de interessem por exemplo.


inexorable_stratagem

Se vc tiver dinheiro, nunca fale pra outras pessoas que tem. Ou isso ai vai acontecer.


Faren8

Tu nunca mais vai receber esse dinheiro, mermao. Alem do que, quando ele nao pagar e voce for tentar receber, voce que e' o corno, desumano, malvadao. Fonte: Eu que emprestei para pessoa da minha familia e nunca mais recebi.


sganzerla

Fato. Já me meti em rolo com a família também, e depois fiquei visto como o malvadão da história por cobrar o que me era devido.


Faren8

Isso e' bem comum. Quem pede o que foi acordado e' que e' o malvado, enquanto o caloteiro que nao paga e' o bonzinho. Efeito Ze' Carioca.


ricardo85x

O pior é vc emprestar estes 100k, e daqui 1 ano estes 100k valer 1M. Ai como fica? Fala isto para ele.


exubelzebu

Porra isso também é uma preocupação minha, vai que o preço das criptomoedas explodam dnv e eu deixe de ganhar uma bolada... Mas vai saber né, isso é muita especulação


tehlegend1937

Mas vai que a cripto caia e a empresa dele exploda! Se você for mesmo emprestar, eu pediria pra entrar de sócio na empresa


celtiberian666

Ele tem um Range Rover na garagem e não tem 100k para investir? Puro rolo. Pessoa enrolada e péssimo no gerenciamento das finanças. Não empreste. Você vai jogar seu dinheiro fora. Só faça isso se está tranquilo para você nunca mais ver esses 100 mil reais na sua frente. Emprestar para parente ou amigo SEMPRE termina assim: você não tem o dinheiro de volta, ou você tem mas perde o amigo ou deixa pessoas muito chateadas. Sim, as pessoas vão ficar chateadas que você cobrou de volta o dinheiro que era seu. Não importa que "a garantia é o range rover". Você acha que tomar esse carro e vender ele para retomar a grana vai ser um processo simples e sem traumas? Todos vão culpar você e odiar você. Vão acreditar que é por sua culpa que eles não tem mais um Ranger Rover na garagem, por mais maluco que isso seja, por mais direito que você tivesse em reaver a grana. A merda toda foi você ter falado que tem essa grana. Não fale. Ninguém precisa saber. Agora você vai ser visto como uma pessoa ingrata se não emprestar. Você está em uma situação muito ruim, causada por ser boca grande. Só faça o "empréstimo" se está tudo bem para você nunca mais ver esse dinheiro, se você acredita ser justo e merecido (ex: se ele pagou uma faculdade particular top para você, gastou mais que isso).


EarthAlienRealityTV

Já emprestei dinheiro para parente sem problema nenhum, mas o contexto foi o seguinte: parente fala que está querendo comprar um apartamento por X (valor relativamente baixo) -> pergunto se vai comprar à vista -> resposta é não -> ofereço uns 20% que faltava para completar sem que o parente precise financiar com um banco -> no fim deu tudo certo e fui pago bem rápido. Agora, "ah eu quero abrir uma filial". Porra, tchau e boa sorte.


bumpersticker333

Pois é isso mesmo. Emprestar dinheiro não existe. Ou você oferece o dinheiro, faça lá a doação (dependendo do valor ter que pagar imposto), ou vai passar raiva.


[deleted]

>Meu padrasto é empresário classe média alta Um empresário classe média alta não tem 100k de reserva? Então não é um empresário de classe média alta. Se ele não soube administrar o atual negócio para obter tal ganho, qual a garantia de que a nova filial será bem sucedida? Emprestaria no máximo 20% desse valor, com a consciência de que poderá demorar muitos anos para ser pago.


ImmediatelyOcelot

Exato, exato e exato. Sinais de má governança. Você só pega empréstimo para abrir filial se tiver total certeza que o negócio tá tão bom que estaria perdendo tempo não abrindo mais um ponto por falta de capital. Sem essa certeza toda o normal é preferir que se cresça organicamente.


exubelzebu

Talvez a nossa definição de 'empresário classe média alta' seja diferente, mas entendo seu ponto. Ele não é o Apolinário mas a empresa cresceu e se manteve por uns 5 anos, então eu tenho certo grau de confiança da diretoria dele. Vc me deu uma ideia de emprestar gradativamente o valor, obg


Max0b1darkness

Cara já cheguei aqui no meio da conversa mas sinto muito seu padrasto não é classe média alta nem fodendo. Tenho tios de classe média alta de verdade com empresa e fazenda e só de investimento da fábrica de leite de um deles foi na casa dos milhões que ele investiu, e olha que ele não está no topo da coisa. Imagina um cara que não tem 100k pra girar essa grana … no máximo e um classe média normal. E outra coisa, quem empresta dinheiro é banco que tem como cobrar não e seu caso.


ed_in_Edmonton

Sifu… nunca mais vai ver esse dinheiro se emprestar. Fala que tu investiu tudo em uma shitcoin qualquer e perdeu 80%. Melhor ainda, pede pra ele te emprestar cinquentinha pra tu investir em cripto e recuperar o dinheiro, depois você paga de volta… Pode ser que teu padrasto e exceção, mas nego e foda. Família, família, negócios a parte. Se realmente quiser dar o dinheiro, entra de sócio com ele ou compra algum bem dele, imóvel, carro, qq coisa.


ImmediatelyOcelot

E pior, emprestar dinheiro não só tem o risco inerente, mas frequentemente destrói a relação com a pessoa e muitas vezes ainda leva outras juntas (que vão querer dar opinião/colocar pressão). É perde-perde. A menos que seja um investimento ou sociedade certinho o OP tem grandes chances de lascar.


Efficient_Clock

Tu sabe q se tu virar sócio e ele o padrasto fizerr cagada administrando o empreendimento tu pode ganhar uma baita dívida tb? Sociedade não é só compartilhar lucros não, é compartilhar dívidas tb.


elemento_115

Não emprestaria. Motivos: 1. Custo de oportunidade: você poderá deixar de ganhar um dinheiro considerável caso faço a liquidação das suas criptos; 2. Se o negócio é tão bom assim, ele consegue facilmente (e com juros baixos) empréstimos, financiamentos e outros instrumentos de crédito junto a instituições financeiras. Basta ter um bom fluxo de caixa, relacionamento e garantias; Você conhece bem a PF e a PJ por trás da negociação? Seu padrasto é casado com a sua mãe? Qual é o regime matrimonial de bens? Quais são as chances de eles se separarem? Se for investir por bondade, primeira coisa que você deve fazer é assegurar a sua garantia. Passe o carro para o seu nome ou procure um advogado para criar um instrumento jurídico e alienar esse carro a sua pessoa até a quitação do empréstimo.


Active-Canary7034

O padrasto parece estar numa posição muito frágil com este endividamento todo e não estar disposto a fazer sacrifícios. Isso é um baita de um red flag. >Eu vou pedir para olhar as finanças da empresa todo mês para ver se ele não está passando a minha perna falando que não tem dinheiro para me pagar, e as finanças de casa. E eu vou usar o dinheiro para reinvestir em criptomoedas. Só por este trecho já da para saber que o OP é jovem e ainda não teve alguma grande decepção na vida. Nem precisava dizer que é bem novo, a inocência transparece. Se você suspeita de ele te passar a perna o que faz pensar que ele vai mostrar as finanças da empresa ou não vai esconder algo? Você mora na casa dele pelo que entendi e ele está com a sua mãe. Ele tem bastante oportunidade de manipular vc ou sua família e de te constranger. Lembre-se que se ele vender o carro da "família" sua mãe fica a pé também, e aquela viagem que deixarem de fazer para te pagar é a viagem que sua mãe iria fazer. >Além disso eu ganho 4k por mês trabalhando, crescendo na carreira e sou bem novo, posso me arriscar mais. Aí dá a entender que vc não valoriza o seu patrimônio, se vc passar esta mensagem aí que nunca é pago mesmo. Você pode ouvir a mesma coisa quando for enrolado. >eu sinto que é a decisão certa emprestar, pois os benefícios ultrapassam os riscos, na minha opinião. Você está levando em conta o risco de fraturar o relacionamento com a sua família? Está preparado para pressionar a sua família para pagar e passar constrangimento? Está preparado para ficar subida sem falar com um familiar sobre isso? De sair de casa porque a situação ficou ruim? Ou mesmo de perder o dinheiro?


christopherrm

Cara, acho um absurdo esses casos de gente que tem o carro de 100k mas não tem 100k pro próprio negócio hahaha


Marrk

O carro é do banco, o maluco financiou o carro a casa e tudo. Ele tem zero patrimonio, mantém um estilo de vida alto na base do endividamento.


brinvestor

Voi dar a resposta curta: Não


Grenarius

É por isso que ninguém da minha família sabe que eu tenho dinheiro investido... Até onde eles sabem, tô vivendo paycheck to paycheck.


LordOfReset

Range Rover - mundialmente conhecido pela confiabilidade mecânica e por nunca falir os seus donos…só ai já é assustador e você ainda colocou um financiado depois. Empreender muitas vezes significa alguns sacrifícios e o carro de luxo financiado não me passa uma boa imagem. A maioria das pessoas que eu conheço que deram certo primeiro acumularam o capital e depois começaram a gastar com luxos. Parece birra, mas só o custo de manutenção, combustível, seguro e IPVA já comprometem MUITO o orçamento do seu padrasto. O melhor jeito dele conseguir a grana que precisa e garantir uma folga financeira é se livrar dessa tralha. Inclusive é um ótimo teste de o quanto ele acredita na ideia dele, afinal não é fácil sair de um Range Rover e ir para um carro mais simples.


emonch_

Isso está entre uma sinuca de bico e uma cilada. Abrir filial vai demorar até começar a dar retorno. Então duvido que comece a te pegar no mês 1. Vai ser 1, 2 anos até começar a te pagar. Eu faria um contrato, explicando valores, condições de pagamento e deixando bem claro que é um empréstimo e não sociedade, e o automóvel como garantia. Vale sempre aquela máxima: o combinado não sai caro.


celtiberian666

Emprestar para parente com contrato é só pra tomar calote com papel passado. No final termina igual.


exubelzebu

Realmente não vão começar a pagar no primeiro mês, creio que pode começar a pagar no máximo em 12 meses E como caralhos eu faria um contrato jurídico? Se envolver advogado vai ficar muito cabeludo, e os custos só subiriam, mas eu entendo sua preocupação


Express_Side_8574

Amigo paga um advogado civil por hora vai dar no máximo uns 500 conto e ele já deve ter modelo de contrato pronto, aí só assina e esquece. Fazer vc mesmo vai ser uma puta dor de cabeça, 500 reais num investimento de 100k pra mim é mto válido


413TQ

Com um advogado assim só vai se fuder msm


splash1987

Procure um advogado, vc não tem nenhum amigo q faça pra vc com desconto? Senão, procure um modelo, escreva, adapte, assinem e reconheçam firma em cartório. Agora se der errado aí vai ser a ladainha pra vc reaver isso.


JP_Oliveira

Acho bem difícil alguém de 21 anos (que é o caso do OP) ter um amigo advogado.


rgdnetto

Eu tb acho difícil alguém de 21 anos ter 150k, então OP não é um caso muito típico. Um amigo cursando direito já ajuda.


splash1987

É que eu tenho tantos(as) que até estranhei. 🙆🏾‍♀️ Não me atentei a idade. 🤦🏾‍♀️


Goldy_thesupp

Meu irmão formou em direito na UERJ aos 21 haeuusue Eu com 25 já era milionário. Idade não quer dizer mto não, e olha que a gente vem de família pobre, fosse de família rica a gente era capa de alguma revista ctz.


emonch_

Escreve um contrato vc mesmo!! Papel assinado tem valor!!


exubelzebu

Vou achar uma minuta na internet. Mas como assim tem valor? Eu tenho que autenticar em cartório? ​ TCC para entregar nesse fim de ano, pressão e viagens a trabalho a fazer, agora fazer um contrato e empréstimo de 6 dígitos a familiar... Eu pensei que meus 21 anos seria regado a festa, mulher e rock n roll... tava muito errado.


emonch_

Eu quis dizer que não precisa ser algo mega rebuscado, escrito e validado por advogados. Um contrato que você mesmo escreve e estando assinado, tem valor legal. Mas coloca todas essas condições. Partiu de pagar no meio do caminho, carro é a garantia e será vendido para quitar o valor faltante. Tempo de X meses para começar a pagar, e por aí vai.


exubelzebu

Boa, valeu pelas dicas


413TQ

Arranje um modelo bom e peça ao final para que seja assinado por duas testemunhas. Garanta que nesse contrato tenha cláusulas penais, formas de extinção do contrato e etc. Assinado por duas testemunhas, contanto que não sejam parentes, amigos próximos ou inimigos da outra parte, este contrato tem valor de título executivo extrajudicial. Desta forma, com base nas cláusulas e na força executiva que possui, se der merda, tu pode entrar direto com uma ação de execução, já na parte de penhora e avaliação e etc., não vai precisar passar por todo o processo de conhecimento.


jgabrielferreira

Cara, até contrato “falado” tem valor jurídico. Pelo menos nos EUA. Quero dizer com isso, que um contrato assinado por ambos, com termos, etc, possui valor, mesmo que sem autenticação em cartório.


bumpersticker333

Cara, na boa, eu sei que é difícil dizer não pq fica aquele climão. Emprestar dinheiro, a menos que vc seja um banco ou um agiota com o Chuck Norris no time de cobrança, esquece pq vc nunca mais vai ver esse dinheiro. É melhor vc dar 10 mil reais que emprestar 100 mil.


LoboDaFariaLima

Só lino título e posso falar sem medo de errar. Não!


curupirahunt

Independente do que fizer, não deixe essas criptos em corretoras, mande pra uma carteira. Quanto a emprestar ou não é uma decisão bem pessoal. Eu pediria logo uma participação nos negócios pra colocar essa grana ahahah.


exubelzebu

Talvez a participação nos negócios seja interessante, em porcentagem. Mas até chegar num acordo de quantos % vai dar um trabalho danado...


uszeraj

Não.


Luciano-Bonfim

NÃO empresta! Vai ficar sem dinheiro, sem padrasto e brigado com a mãe… esse fim é certo


Trashhhhh2

Nem li, mas não


HenryCx

O cara tá alavancado até o talo e agora precisa do teu dinheiro? Óbvio que não, parça!


negrogordobaiano

**Para de falar pros outros que você tem crypto.** Se alguém tocar no assunto fala que você vendeu e resolveu investir em coisas mais seguras. Não toque no assunto criptomoedas em público. Não tente convencer os outros a comprar. Se alguém te pedir informações fala que perdeu o interesse no assunto e não acompanha mais. Você vai me agradecer no próximo bull run.


ohlordwhywhy

Muito por fora da situação mas isso tem cheiro de o padrasto pensando "nossa que dinheiro fácil que ele fez podia dividir né", o que leva a usar o dinheiro de qualquer jeito.


Confident_Respect455

Pelas informações que você deu, padrasto é um empresário incompetente. Fuja dele.


XorAndNot

Não. Você vai terminar sem esse dinheiro, e brigado com a família.


0rwella

Cilada 1 bitcoin vai render muito mais do que qualquer comércio no momento. Seu bitcoin parado é um negócio muito melhor. 2 se seu padrasto já tem dívida para pagar nessa incerteza pos covid expandir é alto risco. Ele pode ser honesto e quebrar. Se ele quebrar pode recomeçar em um concurso público 3 seu nome está limpo, você é jovem e pode ficar milionário em pouco tempo, se ficar emprestando dinheiro o seu dinheiro não vai trabalhar para você 4 vai haver ressentimento se houver um calote


MsMoita

Isso aí é cilada. Inventa qualquer desculpa mas não faça isso. Se mesmo assim decidir fazer, você precisa criar um contrato desse empréstimo com a ajuda de um advogado.


No-Air1783

Não. Emprestar dinheiro para familiar SEMPRE da merda. Sempre.


MonsterKID-P

Complementando os comentários sensatos que colocaram aqui... Eu sou empresário porém não sei sua área, então vou ser bem generalista. 1. A expectativa é que a empresa tenho 100 mil reais de faturamento mensal, porém isso não necessariamente reflete em um lucro líquido alto, principalmente quando vai ser dividido por 4. 1/4 fica na empresa para investimentos, 1/4 fica para seu padastro, 1/4 fica para sua mãe e 1/4 fica para você, não necessariamente 25% para cada. Isso considerando que seja atingido o faturamento de 100 mil por mês. Cada setor e nicho de mercado vai ter uma lucratividade ideal e uma realista. A ideal você pode checar olhando o Lucro Presumido de empresas do setor (elaborado pelo Governo Federal). O Lucro Presumido de Restaurantes (se não me falha memória) é de 8% do faturamento. Então de R$ 100.000,00 sobraria presumidamente R$ 8.000,00 por mês. Vocês só saberão o Lucro exato quando a empresa estiver operando e após um tempo, que pode ser daqui 1 ano ou 2/3 anos. Filiais nem sempre refletem o faturamento e lucro da Matriz. Dito isso o seu lucro líquido pode ser menor do que o Presumido, ou seja, a Filial poderá registrar menos de R$ 8.000,00 por mês. A maioria das Franquias disponíveis no Brasil indicam um Lucro Líquido de 8% a 12% ao mês. Seja McDonald's, seja Boticário, seja uma empresa que só tem 10 franquias no Brasil. Então, pesquisa franquias que atuam na área da empresa para ter uma ideia de qual será o lucro líquido mas não se ilude de achar que vai ser 40%/50% do faturamento. Praticamente todos os setores no Brasil trabalham com margens apertadas, principalmente MEs, EPPs e Médias Empresas. 2. Evite trabalhar com família, dependendo de quem são, a empresa pode quebrar e você nunca vai esse dinheiro ou a empresa pode decolar e você nunca vai ver esse dinheiro ou vai receber R$ 1.000,00 por mês, principalmente se você não é o administrador da empresa e o responsável por colocar comida na mesa, pagar a casa, carro de luxo e itens pessoais de seus pais.


MonsterKID-P

Complementando um comentário meu. A empresa fatura R$ 100.000,00 por mês e conta com um aluguel de terreno por R$ 10.000,00. Só aí são 10% do faturamento. Seria mais rentável alugar um terreno (considero que seja necessário para a empresa) em outra região (ou até na mesma região) ou comprar um terreno do mesmo tamanho e pagar parcelas menores do que o valor do aluguel. Casa e Carro financiado. A realidade é que seu padrasto está precisando de dinheiro e não quer abrir mão do conforto dele. Solicite que seja apresentada uma auditoria completa da empresa dos últimos 5 anos. Você precisa saber tudo que está acontecendo na empresa para saber se seu investimento poderá ter um retorno. De antemão eu já digo, corte custos desnecessários. Venda o carro, venda a casa. Comprem um carro mais barato, alugue uma casa mais barata. Veja onde a empresa poderá diminuir custos (a empresa realmente precisa de 1 copeira?). A realidade é que vocês (seu padrasto e sua mãe) precisam fazer um controle de danos antes de partir para o seu dinheiro. Eu sei, porque eu já estive (e estou saindo) de uma situação parecida, porém a nossa situação não foi por puro luxo, foi apenas para manter a empresa funcionando e o emprego dos nossos funcionários (não temos casa própria há mais de 15 anos, e nosso último carro custava 50 mil reais). Hoje nossa empresa está em expansão. Valeu a pena abrir mão de algumas coisas para ter um futuro mais brilhante.


gcoelho_

Se der errado, você termina sem Range Rover, sem 100k, sem padrasto e brigado com a mãe


user-11235813213455

Minha humilde opinião: Se essa empresa for também um objetivo SEU, eu entraria, mas não consideraria um empréstimo, seria um investimento meu junto com meus familiares. Continuaria no trampo atual mas no tempo livre iria lá dar uma força tb, e qdo a empresa estivesse bem larga o trampo e vai integral p empresa e tira um pro labore lá Se a empresa não é um objetivo SEU, eu tentaria pular fora sem magoar mto a família, explicar a meu dinheiro já tinha planos, ou chega a um meio termo, da só uma parte da grana.....ênfase no "da"...


celtiberian666

>Se essa empresa for também um objetivo SEU, eu entraria, mas não consideraria um empréstimo, seria um investimento meu junto com meus familiares. Colocar o nome em um CNPJ de uma ltda comandada por uma pessoa enrolada e cheia de dívidas = receita certa para dor de cabeça e rolo.


exubelzebu

Ai que tá cara, e eu acho que a maioria do pessoal aqui está pensando de maneira muito shark tank (não que esteja errado), e faz sentido já que estamos num sub de investimentos kkkk Mas essa empresa paga os custos de vida meu, dos meus irmãos e da minha mãe. Se eu investir a grana e der muito certo e nós ganharmos muito dinheiro? Não só eu ganho e retorno os meus 100k + juros + mas como todo mundo que eu amo ganha junto. Se der errado, tem o carro que eu posso vender e recuperar a grana, e eu to ganhando uns 4k e investindo a maior parte nisso em criptomoedas, e além disso, eu só tenho 21 anos, se der merda foda-se, não é o fim do mundo, eu sei que recupero essa grana. ​ A empresa, pelo menos hoje, não é um objetivo/sonho meu, mas é o ganha pão da minha família!


Max0b1darkness

Você tem muito que aprender ainda com essa mentalidade, não é à toa que só tem 21 anos mesmo. Ainda vai quebrar muito a cara e perder ainda mais dinheiro …


Early_Comfortable_69

Pensei o mesmo. Infelizmente o op ainda tem uma visão muito ingênua da vida.


user-11235813213455

Por isso, amigo, q na minha opinião, se vc quer ajudar sua família, simplesmente de a grana, fale q vc vai emprestar e tal, mas não tenha em mente q um dia vc vai executar essa dívida. Pode ser q no futuro eles te devolvam com juros e correção, aí perfeito, mas não espera nem exija isso deles, pois pode causar muitos conflitos. Nunca sabemos o dia de amanhã, pode ser q no futuro sua família não possa abrir mão do carro, ou precise vendê-lo pra cobrir alguma outras despesa, necessidade ou emergência. Além disso a análise do financeiro de uma empresa tb tem um componente subjetivo, pode acontecer de vc olhar e achar q daria pra t pagar alguma coisa e sua família enxergar o contrário... Minha interpretação para o mantra "não misture dinheiro e família" é não faça dívida com familiar, se quer ajudar de a grana mas não espera de volta, se volta ótimo, senão ok, vc não tava esperando de volta msm.


sganzerla

Concordo. Emprestar pra familiar e ficar cobrando, acaba ficando chato e pode destruir o clima de harmonia dentro de casa. Grandes chances de o OP nunca reaver essa grana. Se quiser ajudar a família, ótimo, não tem problema nenhum, é um gesto nobre até. Mas não espere que o padrasto vá realmente vender o carro pra pagar a dívida caso dê merda.


ruru8vm

Vc já tá decidido. Só tá procurando aqui o viés de confirmação da gente. Empresta pra ele e seja o que Deus quiser


Marrk

100k é dois anos do seu salário. O carro é do seu padrasto, não é seu. Ele não vai vender pra te pagar nem a pau. Só "empreste" esse dinheiro se vc não se importa de nunca mais ver ele na vida. Mesmo assim pode gerar desgaste nos seus relacionamentos familiares.


mrchandler84

Nunca faça isso. Além do risco de falência, o risco de arruinar as relações com a família não compensa essa miragem de retorno. E outra, tem jeitos de se levantar esse crédito aí.


Kreddak

Como ele tá sustentando você e sua família não acho que tenha muito problema independentemente de emprestar ou não, o negocio vai afetar sua família dando certo ou não, a diferença é quem toma a maior parte do prejuízo você ou seu padrasto. Mas verifica como vai ser esse negocio de filial só faz sentido abrir um filial se sua matriz não tá dando conta da demanda ou vai explorar um outro lugar que não alcançava antes e há oportunidade de crescer. Tá cheio empresário com delírio de grandeza que acha 2 empresas = dobrar faturamento, o cara não faz um estudo para ter um embasamento. Fora que a economia do Brasil tá desacelerando mais rápido que o Senna na parede.


FardosPesados

Que ideia bem merda, vai da bo isso ai ​ Só digo isso...


Bek_2

Primeira coisa que vc tem que fazer é comprar uma coldwallet e tirar suas criptos da corretora. Not your keys, not your coins. eu tenho metade desse valor em cripto e guardo num lugar seguro. Nao dê bobeira.


TimeWrangler4279

Eu estava pensando em começar a colocar minhas coins em uma cold wallet. Qual você usa atualmente? Além disso, eu vi que as taxas são meio caras para transferir (rede eth). Como eu ainda estou no começo dessa saga de cold wallet, você tem alguma tática para economizar nas taxas das redes?


Bek_2

Atualmente eu uso a trezor one, e gosto bastante, é bem pratica e segura. Sobre as taxas, eu nao posso te ajudar muito. Meu investimento é 99% em BTC, então nao sei bem como as taxas do ethereum funcionam, mas sei que estao bem altas ultimamente. Normalmente as taxas em corretoras sao fixas em um patamar pra garantir que as transaçoes sejam rapidas, entao acabam por serem caras. por isso eu procuro corretoras com taxas mais baixas (atualmente uso a Bitso, a taxa de retirada de BTC deles é baixa, acredito que de ethereum deve ser tbm)


TimeWrangler4279

Opa valeu! E você lembra mais ou menos quanto você paga de BTC pela Bitso? Queria comparar com a taxa da Binance. Eu achei nesse [link](https://help.bitso.com/pt-BR/support/solutions/articles/1000166771-como-enviar-bitcoin-btc-pelo-site-da-bitso-) um print que mostra R$ 8.00. É barato dessa maneira? Se for só vou comprar na Bitso agora. Edit: no caso 0.000029 btc, que hoje daria um pouco menos de 10 reais.


Bek_2

É por aí msm. A taxa da binance é 10x maior


zerobol

Coloca nota promissória como exigência. Ele nunca vai aceitar


netstudent

RemindME! 4 months "Espero que não tenha emprestado !!!"


RemindMeBot

I will be messaging you in 4 months on [**2022-03-26 16:29:08 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2022-03-26%2016:29:08%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/investimentos/comments/r29qkj/emprestar_100_mil_reais_ao_padrasto_ou_não/hm63903/?context=3) [**2 OTHERS CLICKED THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Finvestimentos%2Fcomments%2Fr29qkj%2Femprestar_100_mil_reais_ao_padrasto_ou_n%C3%A3o%2Fhm63903%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202022-03-26%2016%3A29%3A08%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20r29qkj) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|


AstridPeth_

Se o banco que faz isso profissionalmente não quer emprestar pra ele, por que você que não sabe porra nenhuma vai? No mínimo, se for pra botar a grana, tenha um preferred bond no qual se ele não pagar, você vira sócio da empresa. Mas eu não faria agiotagem pro meu padrasto nem fudendo. Pequeno empreendedor no Brasil é ruim e burro. Em geral só para de pé por conta de subsídio do governo.


LeDurruti

150k e tá deixando em exchange ao invés de cold wallet? Tá maluco kkkkkk


exubelzebu

Eu investi 20k desde 2019 e só deixei parado, em 2020 fechou com valorização de 40k, e esse ano até o dia de hoje +80k, então vale a pena


patricknogueira

A valorização é a mesma tanto na corretora quanto na carteira se você quiser tá deixando parado, OP.


HenryCx

Procura fazer stake delas, 150k gera um ótimo valor anual


Marrk

Qual o problema disso?


LeDurruti

Segurança. Exchange pode ser hackeada muito mais facilmente, podem bloquear seus saques/depósitos quando quiserem, você tem menos privacidade, etc. Tendo um valor alto como esse vale muito mais a pena comprar uma Ledger Nano ou uma Trezor T da vida e não correr risco nenhum.


Marrk

Mas se, por exemplo, se minha coldwallet for perdida ou destruída eu perco o dinheiro? Eu vi ali que consegue recuperar pelo PC/celular, se eu perder eu consigo recuperar com login? As corretoras de crypto estão cobertas pelo FGC geralmente? Dúvidas de leigo, tenho alguns reais em crypto só na Bitcointrade


LeDurruti

Tendo uma cold wallet em caso de perda você consegue recuperar através da seed de recuperação e comprando uma nova wallet. Mas se você tem deixa suas criptos numa corretora, se a corretora falir amanhã e der calote em todo mundo fudeu pra você, não tem nada de garantia de FGC. Além disso, são vários os casos de gente que teve a conta da corretora hackeada e perdeu tudo (inclusive pessoas que os hackers duplicaram o número de celular pra burlar a autenticação por SMS). Por isso, caso vá deixar na corretora, é bom usar o máximo possível das ferramentas de segurança (verificação de dois fatores, autenticador externo tipo google authenticator, etc.), mas, caso tenha condições, comprar uma cold wallet é mil vezes mais seguro.


James-the-Bond-one

Fria. Isso so de ler os primeiros dois paragrafos. Como lidar? # NAO EMPRESTE DINHEIRO - EMPRESTE BITCOINS !!! Diga que voce nem vai querer cobrar juros, *"por ser familia"* MAS... *por justica, se voce vai emprestar 1/3 de bitcoin, entao quer receber de volta 1/3 de bitcoin, nao importa o preco do bitcoin no futuro.* Dai, quando eles ficarem confusos, voce cita um exemplo: *"Ha 3 anos atras, o preco do bitcoin era X, e hoje esta valendo 17 vezes X. Aceita?"*


Ferreira1

farialimabets worthy.


Marrk

Ele vai falar ok e depois dar o calote da mesma forma. Ele dificilmente vai pagar mesmo os 100k


ByHoldenCaulfield

É uma merda isso, eu não gosto de emprestar dinheiro para parente não kkkk, na vdd pra ninguém né


Aeeee__

Veja bem, eu estou de acordo com a galera aí quando elas dizem que o seu padastro parece mais um cara quebrado vivendo num padrão de vida maior do que ele deveria estar vivendo (considere que se der alguma coisa errada - e acredite coisas erradas acontecem o tempo todo - este castelo de cartas aí desaba todo). Porém…. As vezes dependendo do negócio está e uma oportunidade de você começar sua carreira também. Se o negócio for interessante porque você não propõe para você assumir a filial? Vira sócio mesmo… Cripto escala bastante, mas negócios é onde está a verdadeira fonte de riqueza. Isto pode abrir as portas pra você aprender muita coisa e se der sorte fazer sua vida em cima disto. O pior que pode acontecer é você perder 100k, que na sua idade provavelmente não vai significar muito a longo prazo… Avalia ai


Even_Me

Só empreste 100 mil reais se estiver disposto a não ter mais 100 mil reais amanhã. Dinheiro emprestado = perdido, se receber de volta é bônus.


Low_Entrepreneur_90

Em hipótese alguma, já lança aquela clássica "cê vai me desculpar mas.. não"


GallantGoblinoid

Agora que todo mundo já falou que é pra você não "emprestar" o dinheiro, eu vou te dar o outro melhor conselho da thread: Chega em casa chorando na semana que vem dizendo que perdeu tudo porque hackearam suas cryptos. Ninguém tem que saber que você tem crypto, muito menos saber quanto. Aliás, isso serve pra qualquer investimento. O ideal é todo mundo achar que vc vive no cheque especial.


AncapBeard

Dinheiro não se empresta, dinheiro se dá, a pergunta que vc tem que fazer para si mesmo é: "eu daria 100k para ele e se voltar voltou?"


sucodealface

Te garanto que se emprestar nunca mais vai ver esse dinheir


kisnney-almeida

r/farialimabets


milkwaymarsexpress

Eu emprestei uma grande quantia a um amigo e hoje me faz falta. Empreste algo que sinta confortável e esteja disposto a ver virar poeira; empreste uma fração disso, mantendo as condições que te trazem garantia. Valores mais altos, esqueça a palavra "empréstimo", você teria que virar sócio do negócio para que a recompensa supere consideravelmente o risco ALTÍSSIMO.


raulcandido12

Pq vc não pede uma parte da empresa? Virando realmente sócio. Afinal vc não está "emprestando" vc tá investindo. Quando vc fala "emprestar" me dá a entender que vc receberá os mesmos 100k que investiu de volta e pronto, sendo que vc pode receber os dividendo aí enquanto a empresa der lucro. Tenha cuidado pra não confundir relação pessoal com negócio, imagine que sua mãe pode separar do seu padrasto, nessa situação como que ficaria o seu "emprestado"?


sine_qua

NÃO FAÇA ISSO!


vulkanman

Não faz isso cara. Já vi esse tipo de coisa destruir famílias 😦


goldstein_84

N empreste! Nunca misture esses troços com família


C_Arnoud

Serio, q empresa eh essa q vai render mais lucro nesse teu investimento do q crypto?


supere-man

JAMAIS


supere-man

Primeira regra era nunca ter falado que fez esse dinheiro


mrcsmr

Haja o que houver, não entra de sócio de jeito nenhum. Conheço pessoas que perderam tudo que tinham e mais um pouco por causa de sociedade.


Laxea

Fala que perdeu tudo.


jaleenrabei

NEM FODENDO. Ele não vai te pagar. GARANTIDO.


pontoumporcento

Se a empresa faturasse mesmo 100mil por mês, eles não precisariam de 100mil emprestado. Você deveria pedir para olhar todo o livro da empresa, ou o sistema se for já digital, e ver por vc mesmo se é ou não um bom investimento. Eu só emprestaria se realmente a empresa estiver indo bem e para crescer realmente estiver faltando apenas 100mil para abrir outra filial, com contrato e termos condizentes a sociedade que está sendo formada, pois você estaria se tornando também dono de uma parte da empresa caso ele não conseguir pagar o empréstimo. (e pode incluir o carro como colateral no contrato) Se for para virar sociedade, nem precisa de tempo para receber, contanto que tenha lá um rendimento todo mês pra mim já ta valendo, se conseguir tirar aí 2mil por mês no começo e deposi mais pra frente ter essa participação fixa na empresa, pode ser uma boa para o longo prazo, e assim mantendo também uma boa relação entre todas as partes.


wslsp

Nem fodendo


Remarkable-Cat1337

eu emprestaria 30k e falaria pra pegar o resto com o rover + banco é overkill pegar TUDO de vc, e tb vc n vai querer perder a oportunidade de ajudar ​ o importante é ajudar e participar do investimento se isso vai melhorar a vida das pessoas q vc se importa tá mais que ótimo, mas cuida pra não dar o braço todo se outra, vc vai tá emprestando dinheiro q vai render menos que a inflação? (por isso q eu não emprestaria td, só uma parte


Dkflpp

Tenho uma cliente q me dá calote todo mês. Fatura mais de 100k mensal. Faturamento não é lucro. Eu não emprestaria pq 100k em crypto pode valer 10k amanhã ou 1kk depois de amanhã, vale deixar quieto...


carlucio8

Pior coisa que voce faria na vida.


Goldy_thesupp

Parabéns, abrir o bico pra falar de crypto provavelmente vai ser a causa do divórcio deles. Problemas financeiros = Principal causa de problemas de relacionamento, pode não ser o principal mas tá sempre ali piorando a situação. Ele vai arranjar alguma desculpa moral pra não te pagar, e vai jogar alguma coisa na tua cara. Ele não tem patrimônio, só tem dívidas. Se tu não emprestar vão encher teu saco pro resto da vida. Tu provavelmente não pode mais morar com eles se não emprestar, e tu termina sem casa anyway se der errado (briga dele com tua mãe ou falência mesmo). É sobre isso, maluco não tem grana e tá de olho na tua grana pra arriscar, nunca construiu patrimônio ou deu certo na vida e quer te passar a perna. Aprende a não abrir o bico sobre dinheiro OP, especialmente sendo novo, família vira pedinte automaticamente e oportunidade de negócio não aparece assim não, se o negócio fosse bom mesmo alguém mais já estaria envolvido. Teu padrasto é o tio golpista da tua situação.


SrBrahma

Acho furada. Melhor pegar uma oportunidade boa em crypto e conseguir X% em pouco tempo do que passar por todo esse constrangimento familiar que vai durar anos pra ganhar a mesma coisa. Eu diria que gostei da ideia mas não tenho interesse em participar. A forma que ele vai reagir vai inclusive te mostrar como ele é, se é alguém bom ou ruim.


Recent-Exchange-6165

Acho que até da pra emprestar e todo mundo sair ganhando


Automatic-Shake-2731

Na dúvida a resposta é não. Ainda, do jeito que apresentou o caso, você não possui garantia nenhuma, uma vez que tanto o carro quanto a casa são bens gravados por alienação fiduciária. Resumidamente, OS BENS SÃO DO BANCO. No pior cenário, você fica sem o dinheiro, o carro não pode ser seu até a quitação do financiamento, e entre pagar um financiamento ou um parente, o que mais vejo acontecendo é não pagar nenhum dos dois…


WallStApes

Estranho, muito estranho essa proposta. Eu não sou empresário classe média alta, no máximo classe média média mesmo, tenho um negócio próprio de serviço, tenho um carro importado usado também e tenho 100k na conta. Se o negócio dele, com esse tanto de passivo na vida ele não tem o capital de giro pra gerenciar, bem, ou ele tem e não quer arriscar o dele, ou ele não tem e isso eh um mal sinal do gerenciamento financeiro do seu padrasto. Eu questionaria esse classe média “alta” aí.


[deleted]

Não


notafamous

Já te deram um monte de conselhos, então, só por curiosidade, dá uma olhada no valor do carro no mercado de usados, e vê na tabela o quanto desvaloriza. Carro importado tende a perder valor rápido.


Croves

Entra como socio


k-p-a-x

Primeira coisa é tirar essas cryptos da exchange e deixar num hardware wallet.


413TQ

Entrar como sócio é uma solução viável, ou você pode fazer o aporte por meio de uma sociedade em nome coletivo, é basicamente a modalidade que os investidores anjo utilizam para investir em startups e afins, é muito mais um contrato do que uma sociedade propriamente dita, mas com o assessoramento correto, pode ser um excelente negócio


omegahustle

Se vc quiser levar a coisa a sério empreste tomando todas as medidas que vc tomaria para emprestar pra um estranho, inclusive contratuais


brazilianjoe

Vc já se fudeu kkkkkk se não emprestar vc tá fudido, se vc emprestar nunca mais vai ver o dinheiro, ele vai falar te sustenta e não vai te pagar. Se eu fosse vc procuraria mudar pra casa de um parente, tipo seu pai ou seus avós


DirectStatistician92

Pessoalmente recomendaria que você não vendesse, o meu perfil é mais conservador que o seu então não teria isso tudo em cripto sem "realizar" um pouco. Ao mesmo tempo, pelo que entendo de cripto, o custo de oportunidade ai e muito grande. Não vale a pena. Se você achar que deve fazer, faz pelo menos assim: pega um cronograma de tempo e vai fazendo retiradas graduais. Acho que assim você entende, com o tempo, se está perdendo oportunidade ou não. E talvez nesse tempo seu padrasto encontre outra fonte de dinheiro.


TristanVonLoppeux

Empresta com contrato definindo correção pelo IGPM. Fora isso, não vale a pena.


wonderful_teacher

Se liga. Se der errado, nunca que ele vai vender o carro pra te pagar. Ele vai jogar na cara que banca suas contas em casa e vai falar que ainda vai recuperar o dinheiro um dia.